Dispositivos dedicados, ou dispositivos corporativos de uso individual, são usados em diversas áreas para finalidades de trabalho e empresarial, beneficiando-se da característica de código aberto do Android. Venda no varejo, assistência médica, logística e transporte, armazenagem e aprendizagem eletrônica são exemplos de aplicações de dispositivos dedicados. Dos dispositivos pequenos (por exemplo, tablets para funcionários) até os grandes (por exemplo, kioks de autoatendimento para clientes), eles não escapam do gerenciamento e da manutenção das empresas.
Com recursos de bloqueio de tarefas, o modo kiosk pode tornar o dispositivo utilizável somente dentro de configurações predeterminadas. Por exemplo, um motorista de caminhão pode ter os aplicativos que distraem sua atenção restritos em seu tablet através do modo kiosk do Android; além disso, pode-se configurar uma tela de restrição de acesso em um display digital para evitar mau uso pelos clientes.
Vamos nos aprofundar no modo kiosk do Android e ver como você pode configurá-lo com uma solução MDM.
Parte 1: O modo kiosk do Android e dispositivos dedicados disponíveis
O modo kiosk do Android é um mecanismo de bloqueio de tela para dispositivos que são usados para objetivos específicos. Alguns de seus recursos são habilitar somente um ou múltiplos aplicativos, fixar a tela do dispositivo em um site determinado, etc.
Como ele funciona? Ele é implementado por um software de gerenciamento de dispositivos móveis ou aplicativos kiosk para Android e requer um arquivo de configuração do kiosk para ser aplicado nos dispositivos dedicados.
Quais terminais estão disponíveis para usar o modo kiosk do Android? Aqui está uma lista.
Tablets/smartphones/equipamentos portáteis robustos utilizados por funcionários de empresas de logística, serviços de campo, empresas de assistência médica etc.
Terminais de PDV (pontos de venda) usados em lojas varejistas, cafés, restaurantes, spas, etc.
Scanner de código de barras do Android usado para gerenciamento de estoque em depósitos, gestão de acesso em eventos etc.
Displays de sinalização digital em escritórios, shopping centers, hospitais, aeroportos, estações de trem, hotéis, galerias, etc.
Terminais de autoatendimento para fazer check-in, retirar bilhetes, fazer pedidos, efetuar pagamentos, etc.
TVs Android usadas em ambientes de trabalho, hotéis, escolas, universidades, etc.
Máquinas de vendas que oferecem lanches, bebidas alcoólicas, sanduíches, bebidas, etc.
Paredes de vídeo LED;
Dispositivos para veículos automotivos Android.
Parte 2: Como configurar o modo kiosk do Android em dispositivos dedicados?
Usar um software MDM de terceiros é o modo mais eficaz de configurar o modo kiosk do Android tanto para dispositivos GMS (Google Mobile Services) quanto AOSP (Android Open Source Project). Ele possui um painel centralizado para prosseguir com restrições de acesso, gerenciamento de aplicativos, monitoramentos, soluções remotas de problemas, rastreios de localização, transferências de arquivos e outras configurações relacionadas aos dispositivos dedicados Android.
Solução remota de problemas, controle remoto, restauração para os padrões de fábrica & reinicialização, e Modo de Tela Preta (recurso que mantém invisível a tela de um dispositivo defeituoso enquanto ele passa por manutenção remota).
Outros: registro & implantação do dispositivo, diretrizes, gerenciamento de aplicativos, definição de cercas geográficas & rastreamento, alertas & fluxos de trabalho automatizados, notificações, transferências de arquivos, gerenciamento de usuários etc.
Antes de começar, você precisará de uma conta AirDroid para fazer login no painel de administração MDM. Esse é um painel que serve para ativar o modo kiosk MDM do Android para todos os dispositivos dedicados.
Passo 1. Registre os dispositivos Android no Painel de Administração MDM
Existem várias maneiras de registrar os dispositivos Android no painel de administração:
● Registro regular: Baixe o Biz Daemon do AirDroid pelo pacote ou pelo link.
● Registro através do dispositivo do usuário: Através de 6 toques na tela e USB.
● Registro do Android Enterprise: É necessário uma conta Google e o uso de "afw#setup".
● Registro Zero-touch: Registro em massa dos dispositivos Android empresarial.
Observação: O Biz Daemon do AirDroid é o aplicativo de apoio para ser instalado no dispositivo final a ser controlado. Ele é usado com o AirDroid Business.
Saiba mais: Os diversos métodos de registro podem trazer ao kiosk do Android recursos e estabilidades diferentes. Clique aqui para saber como escolher.
Registro através de 6 toques na tela: a. Ligue o novo dispositivo ou redefina um dispositivo usado para os padrões de fábrica. b. Dê 6 toques na tela do dispositivo. c. Utilize a câmera de escaneamento do prompt para escanear o QR code que fica em "Dispositivos" > "Registro do Dispositivo" > "Proprietário do Dispositivo > "6 toques". d. Conecte ao Wi-Fi e instale o Biz Daemon.
Registro atravé do USB: a. Instale o AirDroid Business Desktop Client e faça login. b. Habilite o "Depuração do USB" no dispositivo AOSP. c. Conecte o dispositivo Android ao seu computador usando o cabo USB. d. Em "Registro por USB" você verá o dispositivo conectado, e então clique em "Registrar". Será feito o download do Biz Daemon. e. Clique em "Aplicar Padrões Temporários" no painel e escolha um arquivo de configuração do kiosk.
Passo 2. Crie os arquivos de configuração do Kiosk
Esse passo serve para ajustar as configurações e os aplicativos para o dispositivo Android dedicado. Siga para "Política & Kiosk" > "Políticas & Arquivos de Configuração do Kiosk" > "Kiosk" > "+ Criar Arquivo de Configuração", e então selecione "Kiosk" e clique em "OK".
Em seguida, é possível escolher entre configurar "Modo Kiosk para um único aplicativo", "Modo de múltiplos aplicativos" ou "Kiosk Browser", de acordo com suas necessidades.
Existem 5 barras de menus:
Funções
Lista de Permissão de Aplicativos para o Kiosk: Adiciona aplicativos que podem ser usados no modo kiosk.
Kiosk Browser: Adiciona na lista de permissão de sites os sites aos quais os usuários poderão ter acesso e configura os parâmetros do navegador (a "Biblioteca de Sites" também está disponível para gerenciar sites).
Marca: Permite escolher um layout personalizado e mostrá-lo no dispositivo (as operações para personalização de layout estão completas em "Marca e Layout" e "Marca Personalizada").
Inicializador do Kiosk: Seleciona modo de aplicativo único, faz a configuração da tela inicial, faz a configuração do centro de notificação.
Limitação do Dispositivo: Permite configurar volume, rede (Wi-Fi, Dados Móveis, Bluetooth & Hotspot), tempo limite da tela, brilho da tela, fuso horário, menu de energia, tecla home, etc.
Passo 3. Personalize o layout da tela inicial
Em "Marca & Layout", você verá um painel de design para personalizar a tela inicial e a tela de bloqueio. É possível alterar o logotipo, o papel de parede e assim por diante.
Depois do design, você precisará aplicá-lo em "Política & Arquivos de Configuração do Kiosk". Depois disso a tela de bloqueio personalizada do kiosk do Android será mostrada no dispositivo.
Passo 4. Aplique a configuração do modo kiosk nos dispositivos Android dedicados
Através dos passos acima, salve o arquivo de configuração do kiosk. Esse arquivo pode ser usado em modelos de provisionamento – um recurso usado ao registrar os dispositivos Android e para gerar QR codes. (Aprenda a usá-lo aqui). Dessa forma, é possível aplicar o modo kiosk do Android assim que o dispositivo estiver registrado.
Se você já tiver registrado dispositivos, pode aplicar o arquivo em "Aplicar Arquivo de Configuração aos seguintes dispositivos/grupos". Clique em "+ Add" e selecione um grupo de dispositivos.
No aplicativo kiosk do Android, o AirDroid Business, é possível escolher entre aplicar o arquivo em massa ou individualmente. Não há limite de quantidade de dispositivos.
Passo 5. Monitore o status do modo kiosk do dispositivo Android
Um "Histórico" aparece abaixo de "Aplicar Arquivo de Configuração aos seguintes dispositivos/grupos". Você verá todos os dispositivos incritos e seus detalhes.
Além disso, é possível monitorar o status do dispositivo em "Painel de controle" > "Relatórios". Esse passo é apropriado para descobrir a tempo a existência de algum aparelho com anormalidades, e ainda é possível efetuar manutenção remota em dispositivos.
Dicas de uso do modo kiosk do Android:
Código de Segurança: Por uma questão de segurança e para evitar saída acidental, será disponibilizado um código de segurança para evitar que o dispositivo saia do modo kiosk do Android. Um dispositivo Android só poderá sair desse modo quando se digitar o número correto. E o administrador do sistema pode restabelecê-lo a qualquer momento.
Modo de Tela Cheia: Ao se ativar esse botão, o dispositivo irá ocultar a barra de navegação e a barra de status. Isso pode melhorar a experiência do usuário, como no caso de kiosks interativos.
Configurações de Rede: É possível desabilitar Wi-Fi, Dados Móveis, Bluetooth & Hotspot para o kiosk do Android.
Configurações do Display: É possível controlar remotamente a duração do limite de tempo de tela, a porcentagem de brilho da tela, a orientação a tela de bloqueio e outras características para que os dispositivos rodem melhor.
Parte 3: Recursos do modo kiosk do Android
1 Restringir o acesso ao uso de aplicativos
A maioria das soluções MDM oferecem modelos de aplicativos únicos e de aplicativos múltiplos. Esses são dois recursos para definir quais aplicativos podem ser usados na interface bloqueada.
O modo kiosk de aplicativo único do Android esclarece que o usuário do dispositivo poderá usar somente um aplicativo. E a segunda opção permitirá utilizar mais de um.
Esse controle vem com benefícios. Malwares não serão instalados, mantendo assim o dispositivo seguro. As pessoas terão que estar focadas em uma tarefa específica, e isso melhorará sua produtividade.
2 Restringir o acesso ao uso do navegador
O navegador do kiosk é outro atraente recurso do acesso restrito do kiosk do Android. É semelhante ao acesso retrito aos aplicativos, mas tem o objetivo de restringir o acesso a sites.
Ao predefinir uma lista de sites permitidos, os sites falsos e não confiáveis ficarão "trancados do lado de fora do navegador".
Além disso, é possível configurar parâmetros do navegador, como por exemplo, permitir ou não a exibição do URL, abrir links em uma nova aba, usar o modo anônimo, desabilitar o botão voltar e fazer a auto-limpeza do cache.
Ao usar o navegador do kiosk, empresas que possuem sites personalizados desenvolvidos por elas próprias podem repará-los em um dispositivo de acesso não supervisionado, e então oferecer serviços aos clientes.
3 Personalizar o layout com a marca da empresa
Também está disponível a elaboração de uma interface personalizada de acesso restrito. Isso facilita a criação de uma tela inicial com a marca da empresa e ajuda a promover a sua imagem.
É possível fazer uma dentro da sua solução kiosk MDM para Android.
4 Gerenciar as configurações dos dispositivos
Conexões Wi-Fi ou VPN inseguras poderiam danificar dispositivos móveis. Por motivos de segurança, o modo kiosk MDM do Android permite ao administrador do sistema bloquear o acesso a uma rede. Como resultado, o usuário do dispositivo não conseguirá usar a internet e visitar sites ou aplicativos perigosos. Além disso, o mau uso do tráfego diminuirá e você poderá economizar nos custos.
AirDroid Business
Guia para iniciantes no modo de kiosk do Android
Saiba mais sobre os recursos do modo de aplicativo único/múltiplos aplicativos, navegador de kiosk, lista de permissões de sites e inicializador de kiosk.
Baixar
Parte 4: 9 cenários comuns para usar o modo kiosk do MDM Android
Falando em caso de uso, o kiosk do Android tem sido amplamente utilizado em vários dispositivos dedicados. Com tenologia comprovada, não só exibe informações claras aos clientes, mas também suporta uma interação que inclui vários autoatendimentos. Isso leva a uma ampla variedade de usos em diversas atividades.
Hoje em dia o modo de bloqueio é popular entre os dispositivos COBO (Somente para Uso Corporativo, ou Corporate Owned Business Only, em inglês). Para aprimorar a eficiência no trabalho, às vezes as organizações precisam limitar o uso pessoal do dispositivo.
Com base nos objetivos acima, veremos a seguir os cenários mais comuns de uso do modo kiosk:
1) Lojas de varejo: Uma loja de varejo pode usar o modo kiosk do Android nas suas máquinas de auto-checkout e pontos de vendas móveis para agilizar processos de pagamento e controle de estoque.
2) Hotéis: O auto-check-in em terminais localizados no lobby do hotel também são bons locais para o uso desse mecanismo. E os clientes não precisam aguardar na fila.
3) Aeroportos e Estações de Metrô: Aeroportos e estações são hot places para dispositivos de autoatendimento. Eles permitem que as pessoas obtenham informações sobre embarques ou façam reservas de bilhetes.
4) Empresas de Transporte e Logística: Distribua aos motoristas celulares ou tablets bloqueados pelo modo kiosk para que eles só possam usar determinados aplicativos enquanto estão trabalhando.
5) Bancos: Um dispositivo kiosk da Android localizado no salão de entrada de um banco ajuda a exibir informações e prestar assistência em relação a contas. Além disso, garante a segurança das informações.
6) Restaurantes: O menu e pratos especiais podem ser exibidos de forma dinâmica em um display digital em modo kiosk.
7) Governo: O governo pode utilizar o modo kiosk MDM para fornecer boletins de informações ou declarações públicas através de dispositivos localizados nos salões, corredores e áreas de espera de prédios públicos.
8) Hospitais e Centros Médicos: Outra possibilidade de uso é na área médica. Os pacientes podem obter serviços e tratamentos médicos com um dispositivo Android de autoatendimento.
9) Escolas e Universidades: Restrinja o acesso dos tablets com o modo kiosk. Dessa forma os professores podem entregar com segurança celulares ou tablets aos alunos e passar a eles tarefas online.
Parte 5: Como escolher o melhor aplicativo para kiosk do Android??
Aqui estão alguns indicadores para ajudá-lo a fazer a melhor escolha:
Avalie seu objetivo: Você pretende usá-lo para se autorregular, para assinaturas digitais ou para kioks interativos? O seu objetivo irá auxiliá-lo a limitar as suas opções.
Funções-chave: Entenda as funções do aplicativo kiosk do Android para conseguir atender as suas necessidades.
Segurança: Encontre um aplicativo kiosk do Android que possa fazer gerenciamento de senhas, criptografar dados e garantir uma navegação segura.
Compatibilidade: Descubra se o software é compatível com os seus dispositivos. Verifique a compatibilidade do programa com o hardware e o sistema do dispositivo.
Suporte ao cliente: Ele deve oferecer um suporte ao cliente confiável e solucionar os seus problemas rapidamente.
Como configurar o modo kiosk do Android sem MDM? Existe um modo kiosk padrão de fábrica para dispositivos Android?
Sim. Isso é chamado de fixação de aplicativo. Quando está definido, as pessoas só podem usar o aplicativo que está fixado na tela.
Porém, esse recurso requer a versão Android 8.1 ou posterior.
O modo kiosk de fábrica deve ser configurado manualmente no dispositivo. Você pode ativá-lo seguindo estes passos:
Segurança & Localização > Avançado > Fixação de aplicativo. Em seguida, fixe a tela deslizando para cima e toando no ícone de alfinete.
2. Como sair do modo kiosk no Android?
Elisa Reis
São necessários 3 passos para sair do modo kiosk no dispositivo Android.
Primeiro, obtenha o código de saída através do painel de administração do MDM. Ele aparece no topo do "Arquivo de Configuração do Kiosk".
Em seguida, acesse o dispositivo e procure o ícone de menu com 3 pontos no canto superior direito no Biz Daemon.
Por fim, clique em "Configuração do Sistema" e digite o código.
3. O que é o modo kiosk do Android Enterprise?
Elisa Reis
O modo kiosk do Android Enterprise é a API (Interface de Programação de Aplicações, ou Application Programming Interface, em inglês) fornecida aos desenvolvedores do EMM (Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, ou Enterprise Mobility Management, em inglês) para criarem uma solução do tipo kiosk em dispositivos Android para uso dedicado. Um outro nome para isso é modo bloqueio de tarefas.
Deixar uma resposta.